Nossa, olha quem está de volta galera!!!
Depois dessa época "fatal" na vida de qualquer Universitário, eis que chega a tão esperada "férias de fima de ano"...
Confesso que semana de provas aliada às metas de final de ano no trabalho baqueaiam qualquer ser humano... Mas como a paixão pela fotografia estava gritando desesperadamente dentro de mim... "Eis-me aqui de voltaaaa!".
E para recomeçar naquele "pique"... o assunto hoje será "Fotografia Panorâmica".
Encontrei um Artigo maravilhoso com esclarecimentos à cerca desse assunto, dicas fantásticas que farão de uma simples fotografia, uma obra de arte... e o melhor o equipamento é super simples.
Então divirtam-se . Grande beijo.
Fazer fotografias panorâmicas é um desafio. Esse tipo de imagens, que mostram enormes vistas e ricas em detalhes costumavam ser raramente vistas, por exigir máquinas fotográficas próprias, projetadas especialmente para capturar imagens de 90 a 180 graus, o que fazia com que elas ficassem limitadas numa fotografia normal, de formato convencional. No entanto, graças às novas possibilidades abertas pela fotografia digital, tudo está mudando.
Hoje, pode-se fazer uma foto panorâmica em qualquer proporção, até 360 graus, utilizando simplesmente câmeras digitais e mais um software especial para combinar as fotos em uma única (o software mais intuitivo e fácil de usar, com recursos que mais agradam em termos de manipulação é o Panorama Maker. É um software extremamente planejado, com interface simples, sem precisar de nenhum aprendizado anterior). Assim, tem-se fotos panorâmicas ricas até mesmo em imagens em 360 graus, muito usadas comercialmente.
O que é Fotografia Panorâmica?
Um panorama é uma foto muito mais larga do que uma foto normal. Não importa se você prefere capturar vistas de montanhas, monumentos suntuosos ou uma imagem da família inteira reunida.
Assim como a palavra "panorama", refere-se a uma vista inteira de certa área. Esse tipo de fotografia tenta capturá-las.
Não existe definição para o ponto em que o "ângulo largo" termina e a "panorâmica" começa, mas uma imagem panorâmica deve capturar um campo de vista comparado ao do olho humano, que é de 160º por 75º.
As pessoas que fotografam panorâmicas são chamados de panoramistas.
Tipos de panoramas:
• PANORAMA - PERMITE AO ESPECTADOR OBSERVAR A PAISAGEM COMO SE ESTIVESSE NO ALTO DE UMA MONTANHA.
• PANORAMA FOTOGRÁFICO - CONJUNTO DE FOTOGRAFIAS, MONTADAS, PARA FORMAREM UMA ÚNICA FOTOGRAFIA.
• PANORAMA FOTOGRÁFICO CILÍNDRICO - O PANORAMA É PROJETADO EM UM CILINDRO, SENDO O ÂNGULO VERTICAL DE VISÃO LIMITADO A UMA FAIXA HORIZONTAL.
• PANORAMA FOTOGRÁFICO ESFÉRICO - O PANORAMA É PROJETADO EM UMA ESFERA COM O ESPECTADOR VIRTUALMENTE NO SEU CENTRO, SEM LIMITAÇÕES DE VISÃO.
Três dicas finais para uma boa fotografia panorâmica:
1 - Você precisa girar o corpo em torno da máquina e não ao contrário. Imagine um eixo no meio da lente da máquina e a mesma precisa manter-se nele. Você que deve ir girando o corpo enquanto fotografa.
2 - Cada foto precisa sobrepor a outra entre 10 e 20% de cada imagem para que o software tenha espaço para manobra e consiga encontrar pontos em comum na imagem seguinte.
3 - Esforce-se para manter o enquandramento sem modificar a altura dos braços, sem subir ou descer os braços independentemente do que encontrar nas fotografias seguintes. O deslocamento das fotos seguintes a primeira tem de ser apenas horizontalmente, nunca deixe acontecer alterações verticais.
Escrito por Diego Gabriel Foss
Nenhum comentário:
Postar um comentário