Gente… hoje me lembrei do meu primeiro dia de curso… Isso “curso básico de fotografia”...
Eu queria muito entender sobre os equipamentos, para que serve isso ou aquilo na máquina e mal podia esperar para sair fotografando, mas para minha surpresa, eis que começa o curso com o básico dos básicos. E foi bem nessa hora que eu percebi que não sabia nem isso... mesmo gostando muito desse assunto.
Quando o meu professor perguntou se sabíamos o que são Obturador, Diafragma e ISO, eu quis morrer...
Como eu não sabia disso com uma máquina profissional na mão (emprestada, mas era profissional mesmo...rsrsrr) ?!
Nessas horas eu entendi que o equipamento ideal sem o conhecimento não faz milagres, não adianta você ter uma super máquina fotográfica nas mãos se não entende como ela funciona, não é?
Por estas e outras que resolvi postar aqui parte de alguns artigos que li sobre os conceitos básicos do que é essencial nesta “arte”. Vamos lá...
Por estas e outras que resolvi postar aqui parte de alguns artigos que li sobre os conceitos básicos do que é essencial nesta “arte”. Vamos lá...
A arte de Fotografar.
Em grego, “foto” significa luz e “grafia” significa escrita, portanto “fotografia” quer dizer “escrita de luz”. Tudo na fotografia é uma questão de luz, quando o fotógrafo clica, ele está escrevendo, numa caixa preta, a imagem com a luz da situação ambiental, que se formará no negativo.
Resumindo, a iluminação tem uma importância gigantesca no momento de fotografar. Está tudo relacionado com o “tempo ou velocidade da luz” (Obturador), “quantidade de luz” (abertura do diafragma) e ISO (Sensibilidade do filme), quanto maior o número, maior a sensibilidade.
Quando a câmera está no automático ela decide quais valores empregar em cada variável, levando em conta a quantidade necessária de luz. Mas quando usamos o modo manual necessitamos de uma forcinha para saber quais valores são necessários para a câmera capturar a imagem. É aí que o Fotômetro entra em cena...
Fotômetro é um aparelho que mede a quantidade de luz no ambiente e fornece as regulagens necessárias para o obturador, diafragma e ISO. Existem fotômetros externos e toda câmera possuí um fotômetro interno. Através desse aparelho que podemos mudar as variáveis segundo nossas necessidades e obter uma leitura se a exposição está correta.
Nossa, e eu que achava que sabia alguma coisa de fotos... rsrsr.
Amanhã vamos aprender como funcionar cada item, para que serve e qual efeitos obteremos com determinadas regulagens...
Boa noite e ótima sexta-feira a todos... Bjs.
Fiquem com as palavras do fotógrafo e escritor John Hedgecoe:
“Antes de tudo, a fotografia é uma atividade divertida. É feita para registrar lembranças e comunicar nossas idéias e pensamentos, e é a única em sua capacidade de congelar para sempre um determinado instante do tempo. É isso, talvez, que lhe confere um encanto universal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário