sábado, 14 de novembro de 2009

Regra dos Três Terços.

E aí Personas... tudo bem?

Nossa, toda vez que eu entro aqui, dá vontande de sair postando tudo que encontro a respeito de fotografias, equipamentos fotograficos... aff, mas como eu também estou aprendendo sobre tudo isso, então vamos com calma, rsrrsrs

Há algum tempo atrás ganhei de presente um CD com umas 5000 fotos, catalogadas, e separadas por Fotógrafo, estilos, finalidade, tema entre outras coisas... São tantas que eu confesso ainda não ter visto nem a metade delas. Porque cada detalhe, cada cor, cada imagem têm uma magia diferente... Muitas vezes me pego viajando nessas imagens.

Agora vem a melhor parte, quando se olha uma fotografia com olhos de mero expectador (leigo eu diria...rs) acaba-se por não se observar certos detalhes técnicos (fascinantes) que você só saberia se tivesse uma percepção no mínimo curiosa, ou se já soubesse um pouco sobre o assunto.

Vamos falar um pouco sobres algumas regrinhas que fazem toda a diferença... deixa suas imagens com aspecto mais criativo, suave, dando a composição ideal à foto... Parece bobagem à primeira vista, mas depois de hoje eu garanto que seu olhar será muito mais crítico...rsrsrrs
(Se eu que nem entendo direito do assunto já vejo tudo de forma diferente, imagina um profissional que estuda diariamente sobre isso tudo... Imagine!!)

Quem já ouviu algo sobre a "regra dos três terços"??



Novidade pra você?
Um dos fatores mais importantes que conformam o conjunto da fotografia, é a composição, seleção e disposição de sujeitos, na área da imagem fotográfica, dando como resultado a capacidade para comunicar algo, ou seja passar a mensagem que se quer transmitir com a imagem (assim fica bem mais claro né...rsrsrrs).
Regra dos três terços.


...é uma ótima técnica para distribuir os elementos na imagem: a regra dos terços.
Para usá-la você deve mentalmente dividir o visor da câmera em nove quadros na hora de compor a imagem.

Depois é só colocar cada elemento nos pontos (ou próximo deles) de ligação das linhas imaginárias, ou em cada terço da imagem delimitado por elas. Pronto, você estará criando uma foto em que seus elementos estarão distribuídos de forma regular e equilibrada.

Observe a foto ao lado e o esquema dos terços: uma cena típica de praia, com pessoas se exercitando e vendedores ambulantes. Note que cada um dos personagens foi colocado em um dos terços da imagem. O velhinho fazendo ginástica ocupa o terço direito, outra pessoa próxima ao mar ocupa a área central e os ambulantes ficam com a parte da direita.




Note também que existe um senso de profundidade na imagem, evidenciando um primeiro, segundo e terceiros planos, representados pelos três personagens da foto. Há também um senso de movimento, representado pela ginástica do velhinho à direita e pelo caminhar dos ambulantes e do terceiro personagem em direção ao mar.

Outros detalhes de iluminação, como a silhueta dos personagens, criada pela forte reflexão da luz no mar, dão um toque a mais à imagem e colaboram para o efeito final da foto.

Nessa imagem a seguir, o fotografo optou em colocar a cabeça do “modelo” em um dos pontos de interesse, especialmente o olho dele que é um ponto natural em retratos. A gravata e a flor podem ser consideradas pontos secundários de interesse.



Já nesta outra foto, optou por deixar a modelo para o lado direito da foto e coloque o ponto de atenção na boca dela e pontos secundários poderiam ser considerados o nariz empinado e o olho por onde passa a linha.

Regras à parte, o que vale sempre é o desenvolvimento de seu senso de composição e principalmente sua sensibilidade. Muitas fotos magníficas não levam em conta regras tão formais, porém elas ajudam você a educar sua mente e irão facilitar seu trabalho no futuro, na hora de compor suas fotos.


Fonte:http://fotodicas.com/fotografia/regras

http://fotografarvenderviajar.com/aprendendo/dicas











Nenhum comentário:

Postar um comentário