Quem nunca teve dúvidas sobre que equipamento comprar para iniciar nesse "hobby" tão empolgante... Eu já e muitas vezes.
Outro dia estava revirando os sites relacionados à fotografia... E acredito que, assim como eu, a maioria dos inciantes ainda não sabem ao certo que equipamento comprar, aquele que vai aliar custo x benefício e ainda oferecer muito em termos de qualidade.
Bem, encontrei um blog incrível... é do Fotógrafo Fernando Fernandes (São Paulo)... e eu (cara de páu como sempre rsrsrrsr...) não poderia deixar de "bisbilhotar", o melhor eu falei com ele e tudo. Foi fantástico!!
Olha só o artigo que ele escreveu sobre a escolha do equipamento de fotografia... Adorei o artigo.
Falar com quem entende é outro nível né...rs
Um abração e espero que possa ajudá-los com suas dúvidas (até porque eu também estou descobrindo muitas coisas novas sobre o assunto.Fiquem com Deus!!!
By Fernando Fernandes (Agência Fotográfica Lunapress)
Bom, vamos ao que realmente interessa: Pensei na sua pergunta e resolvi listar aqui pra você o equipamento que considero “ideal”. Claro que isso será apenas uma referência, pois o ideal nem sempre é o viável em termos de custo x benefício. Mas acho interessante que você saiba o que existe de melhor para ter um parâmetro de referência.
Vamos começar pelas marcas: O ideal é pensar em termos de Canon ou Nikon, marcas tradicionais com uma ampla variedade de modelos e linhas completíssimas de lentes e acessórios. Vou citar os modelos da Nikon, pois não domino muito bem a nomenclatura da Canon. Mas pra tudo o que eu mencionar da Nikon existe um correspondente da Canon com as mesmas características. Um ou outro detalhe pode oferecer vantagens pontuais para uma marca ou para outra, mas no geral os equipamentos de ambas são similares.
A segunda questão: Filme ou digital? O preço de boas câmeras de filme como a F-100 ou a F-4 despencou com a entrada das digitais no mercado. Pelo preço de uma digital capenga você compra uma excelente câmera analógica! Claro que as digitais oferecem maior comodidade, mas ao contrário da crença geral, fotografar com filmes é mais barato, pois exige um investimento inicial menor e os custos com filmes e revelações são diluídos ao longo do tempo.
Se decidir pelas digitais existem dois formatos de sensor disponíveis: As com sensor DX tem área de captura menor e são mais baratas (por exemplo a D-300) enquanto que os sensores FX tem tamanho similar aos filmes de 35mm (por exemplo a nova D-700). Sensores menores causam um efeito de corte nas imagens e isso muda a distância focal das lentes utilizadas. Nas câmeras da Nikon é necessário multiplicar a distância focal por 1,5 (e na Canon por 1,6). Por exemplo: Uma tele de 300mm na verdade se comporta como uma tele de 450mm nas câmeras com sensor DX.
Lentes:Antes de mais nada não custa nada lembrar: É mais eficiente utilizar uma boa lente numa câmera mais simples do que uma lente ruim numa super câmera. Moral da história: Fuja das lentes de Kit! Além do mais uma boa lente irá te acompanhar por muitos e muitos anos, enquanto que as câmeras serão trocadas com mais freqüência.
A lente “ideal” para fotografar pássaros é a 300mm f2.8. Além de serem melhores, lentes claras ajudam barbaridade a trabalhar em ambientes de baixa luminosidade como o interior de matas. Além disso ela permite a utilização de um tele-converter com uma perda de luminosidade aceitável. Com um converter de 2X a lente passa a ser uma 600mm f5,6. Outra opção de lente interessante é a zoom 80-200mm f2.8 que embora menos potente é mais versátil e mais prática pra se trabalhar na mão.
Mas como nem só de super teles vive a fotografia você vai precisar de uma lente para “uso geral” Eu pessoalmente gosto muito da 24-80mm f2.8, mas existem várias opções dentro dessa faixa. Tenha em mente que se você utiliza sensores DX o rendimento de suas lentes grande-angulares vai ser comprometido.
Em relação à marca de lentes cabe aqui uma ressalva: Além das originais Canon e Nikon, a Sigma também produz equipamentos de boa qualidade. Mas se a diferença de preço não for muito grande vale a pena investir nas lentes originais.
Outros acessórios interessantes:
- Tripé! Ele pode fazer maravilhas por suas fotos! Os melhores são os italianos da marca Manfrotto.
- Capa de látex da Outex. Protege o equipamento da chuva, lama, umidade e serve até mesmo para pequenos mergulhos de até 6 metros de profundidade. Além de proteger o equipamento permite que você encare situações aonde normalmente não iria se meter para fotografar.
- Disparador por infra-vermelho ML-3: Além de servir como controle remoto substituindo o cabo de disparo o ML-3 é muito interessante para montar “armadilhas fotográficas” pois cria a possibilidade de disparar a câmera através de um sensor de movimentos. Dessa forma é possível monitorar trilhas, tocas e ninhos sem estar presente. Serve em qualquer câmera Nikon com conector de 10 pinos.
(http://phalaphoto.wordpress.com/)
Categories: Fotografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário