sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ISO, Obturador e Diafragma.

Olá, "Personas mui gratas"... eu já estava com saudades de tudo isso aqui, rsrsrs.

Bem, como ontem disse que postaria maiores detalhes a cerca das variáveis: ISO, Diafragma e Obturador... aqui está... Promessa cumprida!

E só para não perder o costume... Aquela foto que eu adoroooo!!
Bye.

Foto: Osnafotos


Velocidade ISO

O ISO (International Standards Organization, uma espécie de ABNT internacional), é o padrão escolhido para delinear a sensibilidade das películas (filme). Quanto maior o ISO do filme, maior é a sua sensibilidade a luz, porém pior é a qualidade de imagem. Isso se dava porque os filmes mais sensíveis possuíam grãos de prata maiores, que causavam uma granulação na foto. Em ISOs mais elevados as imagens acabam gerando uma aberração cromática chamada de ruído.

Obturador

O obturador é uma cortina que se abre e fecha permitindo a entrada da luz. Sua velocidade é medida em frações de segundos. Quanto menor a velocidade, maior é a quantidade de luz que atinge o sensor ou o filme. A velocidade do obturador é importante em momentos onde a ação se desenrola de maneira rápida. Objetos em movimento necessitam de uma alta velocidade de obturação (a partir de 1/500 avos de segundo) para que não saiam borradas, enquanto objetos em repouso podem usar velocidades mais lentas.

Diafragma

É uma íris dentro da lente. Ela funciona mais ou menos como a nossa pupila. Com muita luz ela se fecha e com pouca luz ela se abre. Seu tamanho é medido em f/stops e quanto menor o número maior é a abertura. Então uma lente em f/2,0 está com o diafragma bem aberto, para ser usado em situações de pouca luz e um diafragma em f/32 está bem fechado, usado em situações com muita luz. A abertura do diafragma influencia diretamente a profundidade de campo, que é aquele desfoque que ocorre atrás do assunto focado. Se o diafragma estiver bem aberto você vai ter pouca profundidade de campo e tudo que estiver na parte da frente e na parte de trás do objeto fotografado vai estar desfocado. Com o diafragma bem fechado toda a foto vai ficar nítida.

Fonte: http://lorenti.org/2008/01/20/fotometria-aprendendo-a-medir-a-luz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário